segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Revolução Soviética: Ditadura do Proletariado.

«A história ensina que nenhuma classe oprimida chegou ou pode chegar ao poder sem passar por uma ditadura. [...]
Todos os socialistas que explicam a natureza das classes da civilização burguesa, da democracia burguesa e do parlamentarismo burguês estão a expressar a ideia que Marx e Engels expressaram com a maior exactidão científica quando disseram que a mais democrática das repúblicas burguesas mais não é do que uma máquina para a repressão das classes trabalhadoras pela burguesia [...] por um punhado de capitalistas. [...] Os capitalistas sempre chamaram "liberdade" à liberdade dos ricos ganharem dinheiro e à liberdade dos trabalhadores morrerem de fome [...].
A verdadeira liberdade e igualdade apenas existirá na ordem estabelecida pelos Comunistas, na qual será impossível enriquecer à custa de outrem [...].
Por outro lado, a ditadura do proletariado é a repressão violenta da resistência dos exploradores, ou seja, de uma minoria insignificante da população - os latifundiários e os capitalistas.»

Vladimir Lenine, discurso no 1º Congresso do Komintern, Moscovo, 4 de Março de 1919, in 50 Grandes Discursos da História, Lisboa, Edições Sílabo, 2005, pp. 67-68.


Sem comentários:

Enviar um comentário