segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Matriz - aprendizagens relevantes

  • Unidade 3: Triunfo dos Estados e Dinâmicas Económicas nos séculos XVII
    Unidade 4: Construção da Modernidade Europeia


    APRENDIZAGENS RELEVANTES:

    § Identificar princípios mercantilistas.
    § Reconhecer nas práticas mercantilistas modos de afirmação das economias nacionais.
    § Reconhecer os factores que possibilitaram a expansão económica e comercial das Províncias Unidas (Holanda) a partir do século XVII.
    § Distinguir mercantilismo inglês e francês.
    § Identificar áreas coloniais disputadas pelos estados atlânticos.
    § Relacionar as tensões internacionais com o proteccionismo económico.
    § Compreender condicionalismos da hegemonia britânica.
    § Relacionar a crise comercial de 1670-92 com a adopção demedidas mercantilistas.
    § Avaliar a dependência económica portuguesa face à Inglaterra.
    § Integrar a prosperidade comercial portuguesa de finais do século XVII.
    § Avaliar o contributo do método experimental para os avanços científicos dos séculos XVII e XVIII.
    § Explicar a expressão "revolução científica”.
    § Esclarecer as bases do pensamento iluminista.
    § Distinguir meios de difusão do pensamento iluminista.
    § Relacionar o Iluminismo com a desagregação do Antigo Regime e aconstrução da modernidade europeia.
    § Reconhecer no projecto pombalino a influência iluminista e as tentativas de modernização política e cultural de Portugal.

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